Um profissional capacitado, garante a qualidade do drywall ?

O drywall está se tornando cada vez mais popular no Brasil, em especial, na área residencial e necessita de atenção dos consumidores ao contratar os serviços de reforma de paredes, forros, revestimentos, manutenção, montagem, entre outros, executados com esse material. Embora seja simples a sua concepção e possua mais facilidades que os sistemas construtivos comuns, o drywall requer a utilização de componentes específicos e um correto processo de execução. Sem isso, seu desempenho pode ser prejudicado.

A associação de drywall, recomenda que os consumidores procurem sempre mão-de-obra qualificada, que possuam cursos de montagem de drywall promovidos pelos fabricantes do setor. Existe públicado, o Manual de Montagem de sistemas drywall. As dúvidas podem ser esclarecidas neste guia que possui informações detalhadas sobre cada etapa de execução dos sistemas, e detalhando os cuidados que devem ser tomados para evitar falhas de desempenho e patologia.

Utilizar o drywall para revestimento protege contra o calor excessivo.

As paredes que ficam do lado externo e recebem incidência do sol durante todo o dia, normalmente, irradiam esse calor durante a noite para o ambiente interno. Isso é mais frequente nas regiões mais quentes do país, o que aumenta o desconforto térmico e amplia a demanda pelo ar condicionado, aumentando os gastos com energia elétrica. Uma solução para esse incomodo, é aplicar um revestimento interno das paredes com o sistema de drywall.

O revestimento pode ser fixado em uma estrutura auxiliar de perfis de aço ou pode ser colocado diretamente na parede. A colocação do drywall com a fixação em perfis de aço é a melhor opção para casos de calor excessivo, pois permite a colocação de lã mineral ou de vidro entre as chapas de drywall, melhorando sensivelmente o isolamento térmico.

É possível montar paredes de drywall em áreas sujeitas a umidade ?

É possível instalar paredes e revestimentos em drywall em áreas sujeitas a umidade como cozinhas, áreas de serviço e banheiros, porém, exigem impermeabilização de sua parte inferior, para evitar que o possível contato com água empoçada danifique as chapas de gesso. É comum que nessas áreas, o sistema de drywall seja executado com chapas RU (Resistente a Umidade). Essas chapas, mesmo sendo resistentes a umidade e a respingos, não são impermeáveis e devem ter a face exposta a água adequadamente tratada.

Em áreas onde é possível ocorrer a lavagem do piso, as paredes devem receber algum tipo de tratamento com o objetivo de impedir a passagem de água. É recomendado que se utilize um selante apropriado aplicado nos espaços entre o piso e a chapa de gesso. Depois de feita a impermeabilização, o revestimento ou a parede podem receber qualquer tipo de acabamento, como pastilhas, granito, mármore, pintura, base para resina epóxi, cerâmica, etc.

Quanto tempo leva uma Instalação de Drywall

Instalação de parede de Drywall

Parades de Drywall podem ser instalados em pouco tempo

As vantagens do dyrwall são inúmeras. Por ser um material bem diferente da alvenaria, que despende espaço, tijolos, areia, cimento e produz muito resíduo, o drywall é uma alterativa mais que eficaz.

Com ele, você tem à sua disposição placas de gesso acartonado que são bem mais leves, consumindo menos tempo de transporte e instalação das paredes, ajustando-se bem ao local e aos seus projetos de interiores. Seus resíduos são mínimos e os benefícios se estendem à qualidade da temperatura e som que ele proporciona, uma vez instalado.

As montagens seguem uma padronização, garantindo eficiência e rapidez. Em apenas um dia de trabalho três profissionais capacitados podem instalar até 30m² de drywall. E com mais 24 horas de secagem, já é possível aplicar acabamento às paredes de drywall. Bem diferente de soluções com tijolos e cimento, que precisam de vários dias para a sua conclusão e acabamento.

Além disso, com a possibilidade de adequação a dutos de cabos e instalações elétricas, o Drywall segue liderando em vantagens ainda podendo aproveitar para preencher com revestimentos que valorizem a acústica do ambiente.

Solicite agora um orçamento e tenha à sua mão uma equipe especializada para instalar o drywall em seu imóvel comercial ou residencial.

Quais os revestimentos mais indicados para Drywall?

Nossos clientes sempre peguntam sobre as vantagens de se usar drywall em seus imóveis. Além das características como praticidade, rapidez de adaptação e instalação das placas de drywall, e mínimo de resíduo de obra que é gerado, uma preocupação nas grandes cidades, o drywall pode ainda ter uma customização e passar por revestimentos especiais para a melhor adaptação ao design de sua casa ou escritório.

Parede-de-Alvenaria-com-Revestimento-em-Drywall-w640O drywall pode ser pintado e também texturizado sobre sua aplicação. Como uma parede simples, ele também pode suportar acabamentos específicos como azulejos e outros materias, desde que siga as recomendações do fabricante e do instalador das paredes. Já para um revestimento estruturado, visando a instalação de tubulações elétricas, hidráulicas ou de informática e comunicação, são utilizados uma estrutura de perfis de aço galvanizado, fixados à parede e aparafusados a placa de drywall.

Converse conosco sobre seu projeto de arquitetura ou design para que encontremos a melhor solução para o seu imóvel. Solicite um orçamento agora.

Qual diferença entre forro de gesso e drywall?

drywall-rebaixamento-tetoAmbos os materiais são indicados para revestimentos internos e ajudam na manutenção de temperatura além de permitir um melhor aproveitamento de seu espaço físico além de contribuir para a estética do imóvel. Mas o Drywall apresenta algumas vantagens em comparação a placas de gesso. Claro, a qualidade do projeto final dependerá sempre da correta aplicação e manutenção por equipe especializada.

As placas de gesso são pequenas, 60x60cm contra os 1,20×1,80m das placas de Drywall. Além disso, as placas de gesso acartonado, como são conhecidas as placas de Drywall, produzem muito menos resíduos de obra além de serem facilmente adaptadas não apenas ao teto, mas também às paredes dos imóveis.

Mais resistente que o gesso comum, o drywall permite também prever seus projetos de cabeamento, com possibilidades de isolamento acústico de melhor adaptação com o uso de lã de vidro. Sua estrutura permite melhor fixação, diminuindo riscos de trincagem, comum ao gesso comum, e sendo mais firme e ajustável a necessidades de elementos que são fixados sobre as placas de Drywall.

Como fixar quadros e espelhos em Drywall?

Soluções em Drywall são as mais indicadas para aplicar em seu escritório, sala comercial ou mesmo em residência quando o assunto é design e praticidade. Com placas de gesso acartonado, é possível preparar um imóvel para ter um perfeito acabamento acústico e de temperatura agradável, assim como preparar para dutos de cabos e demais fiações.

drywallComo se tratar de uma parede mais leve que uma de alvenaria, são necessários alguns cuidados. Evite pendurar quadros e espelhos como feito em uma parede comum, de alvenaria. As placas de drywall demandam buchas específicas além de outros itens que dependem do peso a ser sustentado pela parede.

As buchas para paredes de drywall variam em forma, dimensão e utilidade e, portanto, devem ser instaladas por um profissional. Durante o projeto de instalação das paredes é necessário seguir as recomendações do fabricante e do instalador quando for decorar as paredes.

Normalmente, são utilizadas buchas para ocos, como são chamadas essas buchas que se fixam na placa de drywall, além de parafusos maiores que os convencionais para paredes de tijolos. Fique de olho também no peso, que irá variar no uso de parafusos e buchas. Para até 5 kg, uma única bucha oca e parafuso é suficiente. Para pesos acima destes, talvez seja necessário distribuir o peso por outros prendedores e até utilizar fixadores ou chapas de aço carbono que sustentem o peso por trás da parede.

É possível aplicar azulejos em Drywall?

Aplicando Azulejo em Drywall

Com tantos recursos e facilidades, as paredes de Drywall são uma ótima e prática solução para seu imóvel residencial ou comercial. Sua aplicação é bem mais rápida que uma parede de alvenaria e seu acabamento é igualmente sem comparação. Falando nisso, muitos clientes sempre solicitam diferentes aplicações para a parede de gesso acartonado, entre elas, acabamentos de azulejos em Drywall. Sim, é possível!

Aplicando Azulejo em Drywall

Versátil, o Drywall aceita azulejos

As paredes de Drywall aceitam diversos acabamentos, desde a aplicação de simples pinturas, texturas e até os azulejos, mas com alguns cuidados. Se a parede instalada estiver em uma área de grande umidade ou com possibilidade de ser molhada, como um banheiro ou cozinha, é melhor instalar paredes de Drywall resistentes à água e umidade, que sempre vem na cor verde e, antes de serem aplicados os azulejos, ainda será necessário uma impermeabilização para garantir a vida útil do material.

Utilizamos para a fixação dos azulejos uma argamassa colante do tipo AC II, por ter uma melhor aderência e ser mais flexível para a aplicação. Com uma desempenadeira, o material é colocado sobre a parede e preparado até ficar uma camada de 5mm. Coloque os azulejos, um a um, e pressione até onde for necessário para fixa-los. Para o rejunte, dê preferência a materiais impermeáveis.

Quanto tempo dura uma parede de Drywall?

Drywall é uma solução prática para quem deseja customizar seu imóvel. Ele reúne um conjunto de características que o fazem a escolha ideal para se aplicar em sua reforma. Simplificando, o Drywall são, na verdade, chapas de gesso acartonado,aparafusadas em uma estrutura de aço galvanizado.

Apesar de serem menos resistentes que uma parede de alvenaria, a vantagem se encontra em sua fácil adaptação ao local de instalação e o reduzido peso das chapas, contribuindo para o design de interiores com benefícios também para o isolamento acústico e térmico, além da facilidade de comportar instalações elétricas e hidráulicas. Tudo isso faz do Drywall uma solução muito mais em conta.

Drywall

O esquema de uma parede de Drywall

Por ser menos rígido, é possível criar adaptações conforme a estrutura e suas necessidades. Com o espaço proporcionado entre as placas e a parede, se forem preenchidas com lã mineral ou de vidro, isso irá melhorar a dissipação de sons, isolando o ambiente e também garantindo maior conforto de temperatura.

A durabilidade das paredes dependem de vários fatores como a proximidade de água e ambientes úmidos. Evite limpezas com equipamentos à vapor ou água que podem danificar o Drywall. Por isso, pelo mesmo motivo, atenção com infiltrações e danos à encanamentos.

Mesmo sendo constituído de material leve, com o uso de suplementos corretos, itens mais pesados como grandes quadros, espelhos e televisores podem ser sustentados em uma parede de gesso acartonado.  É desaconselhado alterações na estrutura e fixação de objetos que não sejam feitas por um profissional. Para cada aplicação, há uma solução projetada para se aplicar corretamente.

Os fabricantes das chapas de gesso acartonado Drywall, costumam dar cinco anos de garantia contra defeitos. Mas com os cuidados certos e a correta instalação e manutenção, sua vida útil se estenderá por muitos anos.

Como pintar paredes de drywall?

Uma boa pintura em drywall necessita de cuidados

De fácil aplicação, o Drywall precisa de atenção e cuidados antes de ser pintado. É necessário verificar se há falhas nas juntas das placas, bem como de saliências ou rebaixamentos, principalmente, onde são aplicados os parafusos.

Quando bem aplicado, o Drywall possui ótima apresentação, mas ao pintar é bom ficar de olho na diferenciação de cor e textura, devido a diferenças de absorção nas junções das placas e onde são presos os parafusos. Imperfeições rasas podem ser corrigidas com uma simples aplicação de massa corrida. Após a secagem, deve-se lixar para eliminar eventuais irregularidades sem esquecer de eliminar todo o pó resultante do processo.

Uma boa pintura em drywall necessita de cuidados

Pintura em drywall requer cuidados

A pintura do Drywall, que é indicado para áreas internas, irá variar dependendo da incidência de luz (natural ou artificial), garantindo uma melhor apresentação.

Recomendações para pintura em Drywall

Para uma pintura básica, utilize tinta econômica, diluída a 50% como base. Após a secagem, aplique mais duas a três demãos, deixando secar antes da próxima aplicação de tinta.

Já para uma pintura de maior qualidade, aplique fundo pigmentado como fundo. Espere secar conforme orientação do fabricante. Em seguida, dê duas a três demãos de tinta Standard.

Para se obter uma qualidade superior de pintura, faça como na dica acima, começe aplicando fundo pigmentado. Após a secagem, dê uma ou duas mãos de massa corrida (massa niveladora para alvenaria) e espere secar. Então, use uma lixa 220/280 por toda a superfície. Não esqueça de eliminar o pó antes de prosseguir. Finalize com duas a três demãos de tinta Premium esperando cada demão secar antes de aplicar a próxima.

Para manter a qualidade de sua pintura no drywall, espere duas semanas para a limpeza da superfície pintada. Use água com detergente neutro e esponja macia. Evite também equipamentos que limpam com uso de vapor ou água quente, que podem estragar a superfície e produzir imperfeições. Também evite a limpeza com pano seco para que não cause manchas brilhantes na superfície, tirando a uniformidade da pintura.